3 fenômenos devastadores podem chegar ao RS e causar danos ao estado

De acordo com a MetSul Meteorologia, três fenômenos se aproximam do Rio Grande do Sul (RS), podendo causar grandes danos ao longo desta semana: Tempestades fortes e locais, excesso de chuvas, que podem resultar em enchentes, e mais um ciclone extratropical.

A partir desta segunda-feira (10), o estado já corre risco de ser atingido por temporais. A instabilidade do tempo aumenta na quarta-feira (12), com a chegada de uma frente fria associada ao ciclone.

De acordo com a MetSul o volume das chuvas deve variar entre 100 mm e 200 mm. Em algumas cidades, pode chegar a 250 mm. Em Porto Alegre e na região metropolitana, o tempo ficará mais instável na quarta (12) e na quinta-feira (13). Há riscos de pancadas de chuva.

RS será afetado pelo terceiro ciclone em menos de um mês

O Rio Grande do Sul será afetado pelo terceiro ciclone em menos de um mês, que deve se formar devido à passagem de mais uma frente fria. Entretanto, o fenômeno não deve ser tão intenso quanto ao que ocorreu em junho, por conta da ausência de calor.

“Caso até esta segunda-feira (10) a tarde se aqueça de uma maneira muito rápida, pode ser que a gente tenha o ciclone se formando. O que está previsto é a entrada da massa de ar frio. Tomara que ela seja de rápido deslocamento e cause só chuvas nos próximos dias”, explica Ludmila Pochmann, meteorologista do Ar Puro Meteorologia e Qualidade do Ar, em entrevista à RBS TV.

A meteorologista ainda diz que ciclones extratropicais são característicos da Região Sul do Brasil e comuns durante esta época do ano, principalmente quando há influência do fenômeno El Niño, que aumenta as temperaturas.

O primeiro ciclone afetou o estado no dia 16 de junho, causando mortes e destruição de residências. O segundo ocorreu na última sexta-feira (7), bloqueando estradas e ilhando famílias.

Imagem: João Sormani/Especial/Arquivo