3 cidades de SC que mais geraram empregos em 2023

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego em outubro, Chapecó, no Oeste catarinense, Itajaí, no Alto Vale, e Joinville, no Norte foram as três cidades que mais geraram empregos em 2023 em Santa Catarina.

Entre as três, Joinville foi a que mais gerou empregos (9.769). Em seguida, está Itajaí (7.220) e por último, Chapecó (4.096). Também aparece na lista municípios como Blumenau (3.254), Navegantes (2.772), Jaraguá do Sul (2.484), Palhoça (2.428), Criciúma (2.354), Tubarão (2.162) e Itapema (2.049).

O levantamento ainda revelou que dos 295 municípios do Estado, 190 aumentaram o estoque de emprego formal em setembro deste ano. Em números absolutos, os municípios que lideraram a geração de empregos no mês foram Joinville (1.716), Florianópolis (1.148) e Blumenau (634).

Santa Catarina possui a maior taxa de trabalhadores com carteira assinada do país

O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, acredita que são muitos os motivos para esse resultado positivo. “O povo catarinense é trabalhador por natureza e nosso estado possui regiões bem desenvolvidas, um ativo muito importante. Nós buscamos atuar como parceiros do setor produtivo, auxiliando na atração de novos negócios”, diz. As informações são do NSC Total.

De acordo com o diretor de Emprego e Renda da Sicos, Carlos Alberto Arns Filho, o Estado de Santa Catarina possui a maior taxa de trabalhadores com carteira assinada do país. “Isso contribui muito para esses dados. Temos, também, a menor taxa de informalidade entre as unidades da federação.”

Sine está com 6,2 mil vagas abertas em 70 cidades catarinenses

E as oportunidades em Santa Catarina não param por ai! O Sine (Sistema Nacional de Emprego) está com 6.220 vagas disponíveis no Estado, distribuídas em 70 cidades diferentes de todas as regiões. Destas oportunidades, 271 são para pessoas com deficiência (PcD).

Para realizar o cadastro, é necessário ir até uma das 140 unidades do Sine e apresentar documentos pessoais, como RG, CPF e carteira de trabalho. Os interessados também podem se inscrever pelo aplicativo Sine Fácil.

Imagem: iStock